AeroportosdoBrasil.com.br > Pagina Aeroporto Cidade Penedo Alagoas AL
Guarulhos / Congonhas / A C Jobim / Cataratas / Magalhães / Salgado Filho / Hercilio Luz / Pinto Martins ....
    Aeroporto de Penedo - Alagoas AL >>>
 
Foto Cidade Penedo Alagoas AL Brasil

Aeroporto de Penedo AL

 

AEROPORTO FREITAS MEIRO - SNPE - Endereço : Rod. AL-110, Km. 1 - Penedo - Alagoas AL Brasil - Telefone : (82) 3551-5358

   
:: AEROPORTO DE PENEDO - ALAGOAS AL
:: MAPA DE LOCALIZAÇÃO AEROPORTO PENEDO ALAGOAS
:: HOTEIS POUSADAS PENEDO ALAGOAS AL
:: AGENCIAS DE TURISMO CIDADE PENEDO ALAGOAS AL

A cidade de Penedo localiza-se ao sul do estado de Alagoas, no nordeste do Brasil. O município, possui uma área de 633 Km2; e situa-se na margem esquerda do Rio São Francisco, na região do baixo São Francisco.

Pontos Turísticos:

Igreja Nossa Senhora da Corrente:
Praça 12 de Abril - Monumento Tombamento pelo IPHAN
É sem duvida um dos mais belos monumentos de Alagoas. O inicio de sua construção data do começo de século XVIII.
Possivelmente o nome de Senhora da Corrente esteja ligado à invocaçao a mãe de Deus para proteger os pescadores da fúria da correnteza do rio. E um templo em louvação à mulher - Além dos originais azulejos portugueses que registram várias fases da vida de Maria, traz figuras de mulheres biblicas como Judith que exibe a cabeça de Holofernes e de Jael que mostra as armas com as quais matou Sisara. Mereceu esta igreja destaques elogiosos do Professor Germain Bazin, musiologo do Louvre, Paris.
Serviu de inspiração ao poeta Ledo Ivo.

Nossa Senhora da Corrente:
Só Deus e os morcegos habitam a Igreja de Nossa Senhora da Corrente.
O espírito invisível paira entre os altares roídos e o vento de Penedo cega lentamente os olhos dos santos que os turistas e antiquários não conseguiram roubar. Deus é barroco. Deus é como os morcegos: voando à noite entre os espaços estrelados procura chupar o sangue dos homens que enegrecem o dia com os seus pecados.Na abóbada da igreja que o rio às vezes invade os morcegos escondem o céu alegórico eternamente sonegado aos pecadores. Ó céu negro dos homens! Sob o soalho avariado os ratos se inclinam à Presença eucarística. E Nossa Senhora da Corrente, padroeira dos ratos e morcegos, entre flores de papel e velas fedorentas compartilha da solidão divina. Ó Mã;e dos homens, que sorri radiosa em seu abandono como a minha própria mãe, rogai por mim!


Igreja e Convento Nossa Senhora dos Anjos:
Praça do Forte, Monumento Tombado pelo IPHAN.
Construção executada em várias etapas tendo sido iniciada a partir de 1657.
Tem semelhanças com os demais conventos existentes no nordeste do Brasil em conformidade com o modelo portugues da era medieval.
No Claustro existe um monumento indicando a sepultura do benfeitor que também compromete a concepção original do belíssimo espaço. A característica predominante das naves destas igrejas era o aspecto sombrio que levava o fiel a meditação e ao recolhimento. Inexplicavelmente no inicio do século XX 1914 foram abertas janelas e clarabóias que alteraram profundamente a iluminação do templo e comprometeram a harmonia das pinturas dos tetos, das cornijas e das cimalhas. Além dos ricos dourados e dos trabalhos em pedra nesta igreja o “Indio subiu ao altar”. É interessante notar a presença de figuras com características que se assemelham aos primitivos habitantes da região - Indios - esculpidas nos altares. Na torre recuada encontramos a Cruz de Avis.

Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário – Catedral:
Praça Barão do Penedo
A primeira matriz do Penedo situava-se um pouco atrás da atual e era dedicada a Santo Antonio que foi o padroeiro da cidade até o ano 1640.
A atual, terceira construção, teve inicio no final do século XVIII sendo concluída 100 anos depois. Sofreu ao longo dos anos varias reformas. Em 1982 foram demolidos os dois altares laterais que ficavam nas imediações do arco cruzeiro. Sua rica pintura do teto e paredes foram também retiradas.
Esta igreja guarda um belíssimo quadro de origem francesa, trabalho em madeira que pertenceu ao oratório da residência do Barão do Penedo. É interessante o conjunto de vitrais existente em sua fachada.

Igreja de São Gonçalo de Garcia dos Homens Pardos:
Praça Floriano Peixoto, Monumento Tombado pelo IPHAN.
Existiu no Penedo templos dedicados aos santos protetores dos homens brancos e dos negros. Com o desenvolvimento do comercio, constituído em sua maioria de mazombos pardos eles buscaram o mestiço Gonçalo de Garcia e o entronizaram como seu protetor. A sua rica irmandade erigiu em curt issimo espaço esse templo, numa prova eloquente de seu poderio econômico e de sua ascensão social. Construíram também hospital, teatro, biblioteca e sociedades de fins culturais e assistenciais.
Nessa igreja o que tem merecido especial registro são os trabalhos de cantaria: “... são formas que lembram os desenhos platerescos, não pela flora escolhida, mas quanto ao tratamento do pormenor, e trabalhados aqui em corte de pouca profundidade, com lavor de ourivesaria.”
A igreja possui também interessante conjunto de imagens portuguesas em tamanho natural.
As duas torres de sua fachada estão em desacordo com o traçado original - foram construídas bem depois - ver coleção de fotos - e já foi até sugerida sua substituição.
Obs.: É conveniente salientar que o decantado trabalho em pedra da fachada está sendo seriamente comprometido com a falta de proteção devida.


Praça Barão do Penedo:
Este espaço reveste-se de singular importância para a cidade. Nele além da Igreja Matriz e Aposentadoria Nova, atual sede da Prefeitura Municipal, estão situados os dois prédios mais antigos edificados no Estado das Alagoas: a Cadeia e a Casa da Câmara. Estas duas edificações que remontam ao século XVII sofreram várias interferências em sua estrutura ao longo dos anos. Atualmente encontram-se em reforma quando se espera sejam restaurados. Devido as descaracterização não foram tombados pelo IPHAN
Este espaço onde se erigiu inicialmente o pelourinho da cidade, Praça Barão do Penedo está bastante descaracterizado. Parte do seu calçamento remonta ao período colonial. Um canteiro central em que pese a atender as exigencias modernistas” possui rampa para deficientes, não chega a se constituir em logradouro. Sempre que ocorrem atos cívicos e religiosos, é severamente castigado.

Oratório:
Praça Barão do Penedo, s/n.
Construção colonial de 1769 possivelmente trata-se de um oratório – Passo – muito comum no período de sua construção. O vulgo atribui à função de oratório dos condenados ao suplicio do enforcamento.


Paço Imperial:
Praça 12 de Abril.
Sobrado que hospedou o Imperador D. Pedro II em sua visita ao Penedo em 1859. Araújo. Foi adquirido pelo Estado de Alagoas que o restaurou e conferiu o titulo de Paço Imperial na solenidade comemorativa do centenário da visita do Imperador – 1959. Atualmente Museu da Fundação Educacional do Baixo São Francisco. Celebra a visita do Imperador à cidade e a Administração do Prefeito Municipal Raimundo Marinho que lhe garantiu uma estátua em bronze


Teatro Sete de Setembro:
Inaugurado em 1884. Propriedade da Imperial Sociedade Filarmônica Sete de Setembro, cujo título de Imperial foi concedido pelo Imperador D. Pedro II. Foi o primeiro teatro construído em Alagoas.

Associação Comercial – Hotel e Cinema São Francisco:
A arquitetura penedense registra os anos 30 e 60 do século XX com duas imponentes edificações.
O comércio para assinalar pujança faz erigir para sua sede o majestoso edifício em estilo art'deco.
Nos anos 60 a Companhia Melhoramento Penedo constrói um luxuoso prédio em estilo moderno onde funciona o Hotel São Francisco e o imponente cinema que muito contribuíram para a divulgação da cidade. A construção do cinema proporcionou a realização do Festival de Cinema do Penedo que ocorreu em 8 anos sucessivos, a partir de 1975, atraindo para o Penedo os olhares da mídia nacional. O hotel pioneiro no nordeste funciona até hoje guardando as linhas modernas de sua arquitetura e de seu mobiliário que ainda garantem aos hospedes uma estadia agradável. No cinema, como na grande parte das cidades brasileiras funciona atualmente uma igreja evangélica.



 
...
 
INFRAERO
 
 

LINKS E PAGINAS MAIS VISITADAS RECENTEMENTE !!
Aeroporto Porto Seguro Bahia BA / Aeroportos do Estado da Bahia BA / Aeroporto de Fortaleza Ceará > Pinto Martins / Aeroportos do Estado do Ceará CE / Aeroporto de Caldas Novas Goias GO / Aeroportos do Estado de Goias GO / Aeroportos do Estado de Paraná PR / Aeroporto do Galeão > Antonio Carlos Jobim Rio de Janeiro RJ / Aeroportos do Estado de Rio de Janeiro RJ / Aeroporto de Chapecó SC Santa Catarina / Aeroportos do Estado de Santa Catarina SC / Aeroporto do Ribeirão Preto São Paulo SP / Aeroportos do Estado de São Paulo SP


Este é um serviço de informações gratuito e baseado em diversas fontes , publicações e webs .
Erros, atrasos ou inexatidões, não poderão servir como base para reclamações . Caso queira aportar alguma atualização ou correção , por favor
entre em contato conosco > Clique aqui < . Diretos Reservados ® Home / Fale Conosco / Politica de privacidade / Termos de Uso
Viva Floripa