História da Cidade
O cenário urbano foi construído em 1704. Movidos pela constante busca do ouro, os bandeirantes chegaram a esta cidade. Depois de descer o rio São João, a partir do Povoado do Socorro e aqui encontrando o tão cobiçado metal, instalaram-se criando o arraial de São João do Presídio do Morro Grande. A notícia de que aqui seria o início de vidas de muita riqueza, atraiu povos de várias regiões, casas foram construídas ao longo do rio.
Em 1713, foi construída a Igreja de São João do Presídio (nome dado ao Santo que batizou Cristo nas águas do rio Jordão e teve sua cabeça cortada a pedido de Salomé) cuja imagem foi colocada no altar-mor. Em 1764, iniciaram a construção da atual Igreja Matriz São João Batista, onde foram empregadas obras do Mestre Aleijadinho.
Em 1943, através do decreto-lei estadual nº 1058, de 31 de dezembro de 1943, o distrito de Morro Grande, antes pertencente ao município de Santa Bárbara, foi emancipado, passando, então, a se chamar Barão de Cocais.
O turismo na região está em franca ascensão. A organização dos municípios pertencentes ao traçado da Estrada Real, no qual estamos inseridos, trouxe uma nova perspectiva à cidade. Barão de Cocais atrai freqüentemente aqueles que se interessam pelo turismo ecológico. Estamos cercados de montanhas, cachoeiras e vales, ideais para a prática de esportes radicais, um passeio em família ou, simplesmente, uma aventura de fim de semana.